IFMT desenvolve sistema que permitirá população informar online falta de iluminação pública em Canarana

Publicado por: Campus Barra do Garças / 19 de Setembro de 2017 às 15:51

A partir da instalação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Canarana está se tornando num polo de inovação tecnológica. Iniciativas inovadoras no Brasil estão sendo produzidas aqui e em breve estarão em funcionamento. Em março deste ano o Núcleo de Canarana do IFMT iniciou o desenvolvimento do Projeto Sisgilum, que é um sistema online de gerenciamento da iluminação pública de Canarana. O projeto está em fase final e o J. O Pioneiro entrevistou os professores Claudineia Gonçalves de Arruda e Claudemir Públio Júnior, além do diretor geral do Núcleo, Alexis Vinicius Leal. A iniciativa foi desenvolvida juntamente com os alunos do Curso Técnico em Informática.

Após entrar em operação, o morador que detectar próximo de sua casa um poste sem luz, poderá entrar no sistema e informar a ocorrência de forma online. Todos os postes serão numerados. Cada morador só poderá informar dados referentes ao seu bairro. O sistema permite ao morador acompanhar o atendimento da solicitação. O setor da Prefeitura Municipal responsável pelo serviço receberá imediatamente o pedido para providenciar os reparos. Atualmente as comunicações são feitas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou os servidores da Prefeitura precisam rodar pela cidade à noite para constatar os postes sem luz.

“Nós vamos entrar com o sistema e a Prefeitura vai entrar com a numeração dos postes… A vantagem do sistema é que o morador consegue acompanhar todas as chamadas abertas em andamento ou finalizadas, mesmo não sendo ele que abriu aquele chamado. Se a Prefeitura demorar a atender, começa a ficar ruim, então ela terá de atender o mais rápido porque esse tempo é visível pra todo mundo… Você abre na sexta-feira e na terça-feira foi atendido, em que lugar se tem resposta de uma prefeitura nesse tempo? Se está faltando lâmpadas novas, a Prefeitura consegue lançar isso para a população saber… Todo estoque é lançado no sistema e só é dado baixa na ordem de serviço. Fica transparente”, explicou o doutor Claudemir Públio Júnior.

Conforme o diretor geral do Núcleo, Alexis Vinicius Leal, a ideia partiu de uma reunião com o secretário municipal de Obras Vilson Biguelini. “Fizemos vistas em várias secretarias da Prefeitura e esse foi o projeto inicial escolhido, mas vamos tocar outros. Esse mesmo sistema de iluminação pode virar o de buracos, é só fazer alguns ajustes. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do IFMT sob orientação dos professores e vamos trabalhar melhorando esse software sempre, não parou por aqui”, disse.

Para acessar o sistema e realizar as chamadas, além de ser morador daquele bairro, é preciso informar o CPF e dados pessoais. Se o morador começar a lançar ordens de serviço desnecessárias, ele vai sendo pontuado de forma negativa e sendo jogado para o final da lista. “Outra parte legal são os relatórios, onde nossos alunos arrebentaram. O sistema faz relatórios das ordens de serviço realizadas e não realizadas”, falou a mestre Claudineia Gonçalves de Arruda.

“Além da iluminação, a Secretaria Municipal de Saúde pediu para a gente fazer um software de gerenciamento de exames. Estou iniciando agora esse projeto e o professor Claudemir também tem outros… A gente percebe que aqui em Canarana a Prefeitura é muito deficiente em softwares, na maioria dos casos os relatórios são feitos à mão”, disse Claudineia. “A gente, Rafael, está procurando fazer parceria com a Prefeitura por conta das contrapartidas ao instituto”, disse Alexis. “A nossa ideia é transformar Canarana num polo de inovação tecnológica”, disse Claudemir. Os alunos formados também poderão desenvolver outros sistemas para a iniciativa privada.

O Projeto Sisgilum está em fase final e poderá ser implementado ainda neste ano.

Fonte: https://jopioneiro.com.br/ifmt-desenvolve-sistema-que-permitira-populacao-informar-online-falta-de-iluminacao-publica-em-canarana/